Os alunos devem sentir
Professor(a): Ivanor
Aluno(a): Alessandro dos Santos Rabelo
Turma: EF1P30
Relaçao Professor-Aluno
-------------------------------------------------
Brasilia, 25 de março de 2013
Introdução
Desde o início do sistema de ensino existiram várias discussões a respeito do que se deveria ensinar, da forma como se deveria ensinar, e de como deveria ser o comportamento de professores e alunos, enquanto mestres e aprendizes, em alguns conceitos de educação mais antigos, ou enquanto construtores do conhecimento, em conceitos mais atuais.
Uma das preocupações referentes ao ensino é quanto à relação professor-aluno, se diferentes relações entre docentes e dicentes influenciam de formas diferentes no processo de ensino-aprendizagem. Baseados em alguns autores, expomos algumas idéias a respeito da relação professor-aluno existentes na atualidade e a forma que estas relações podem afetar o ensino e a aprendizagem.
As relações professor-aluno: fator determinante do ensino-aprendizagem
Os alunos devem sentir-se livres e libertos para errar e aprender com seus erros. O sentir-se traduz aqui por Ausência de medo, de angústias. Aprender com os próprios erros é importante para o Crescimento pessoal seja emocional, social ou cognitivo. Com isto, pode-se dizer que o relacionamento educador-educando possui um Vínculo afetivo, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem. Através do acolhimento e da segurança que o educador passa a seus educando, eles sentirão alegria e prazer em acompanhar os conteúdos, sendo que, assim as dificuldades serão percebidas e acolhidas pelo Educador como parte do processo de ensino.Para o trabalho docente, é necessário vontade, disponibilidade, compromisso.
A escola tem, atualmente, como função primordial, a formação de pessoas críticas e aptas para o exercício da cidadania, conscientes de suas obrigações e de seus direitos. Para que os alunos possam chegar a esta formação, é necessário que passem por uma