Os agrupamentos sociais
INTRODUÇÃO
Todos os elementos da sociedade fazem a sua vida integrada a agrupamentos sociais, ou seja, fazem parte de uma família, de um grupo de amigos, de um grupo que está no cinema, teatro ou qualquer que seja um ambiente ele sempre vai está vinculado a um grupo de pessoa. As diferenças entre os itens já citados são bem claras. Quer isto dizer que os agrupamentos sociais têm diferentes finalidades, diferente organização e diferente composição. Uma tendência natural do ser humano é a de procurar identificação em alguém ou em alguma coisa, quando uma pessoa de identifica com a outra e passa a estabelecer um vínculo social com ela, forma-se um grupo social. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Uma importante característica é o fato de que os grupos são superiores e exteriores ao indivíduo, assim se uma pessoa sair de um grupo, provavelmente ele não ira acabar.
2. Grupo social.
Para a sociologia, grupo social é toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização, no sentido de realizar ações conjuntas de interesse comum a todos os seus membros.
Os grupos sociais apresentam normas, hábitos e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais definidas.
2.1. Principais grupos sociais: ao longo da vida, as pessoas participam geralmente de vários grupos sociais. Eis alguns deles: grupo familiar – representado pela família; grupo vicinal – formado pelos vizinhos; grupo educativo – desenvolvido na escola; grupo religioso – representado pelas instituições religiosas; grupo de lazer – formado por clubes, associações esportivas, grupo de teatro etc; grupo profissional – constituído por profissionais que trabalham em empresas, escritórios, lojas etc; grupo político – formado pelos militantes de um partido político, por integrante de organismos do Estado etc.
2.2. Principais