os agrotóxicos e a revolução verde!
Com o aumento de produtividade rural apartir da conhecida “revolução verde”, que tinha como objetivo principal o desenvolvimento através do melhoramento genético e de técnicas que se melhora o ambiente, passou também a se usar os agrotóxicos para tentativa de controlar as pragas que viessem a por em risco as plantações ou em alguns casos para matar outros tipos de ameaças que viessem a atrapalhar a lavadura . O fato e que com o crescimento da produção se fez necessário o aumento de uso de agrotóxicos e em determinadas Lavouras como da soja a quantidade de aplicações aumentando assim ainda mais o uso desses venenos. Como visto no vídeo “o veneno esta na mesa”, hoje no Brasil cada brasileiro consume media 5,2 Litros de agrotóxicos, sendo o líder mundial em uso desses produtos. O aumento do uso desses produtos em parte, também foi dado pelo poder publico que concedeu incentivos fiscais aos produtores que utilizassem esses produtos em suas plantações, tudo isso visando o aumento da produtividade e o progresso (econômico).
Principais conseqüências do uso indiscriminado de agrotóxicos
Uma das conseqüências de uso dos agrotóxicos ao longo do tempo é a escassez de sementes híbridas, outras seriam o surgimento de doenças causadas pela inalação dos agrotóxicos para os produtores, ou ate mesmo para os consumidores finais desses produtos, O meio ambiente também é um dos mais prejudicados com essas substâncias. As aplicações acabam por contaminar o solo e em conseqüência o lençol freático e o vento, que durante as aplicações acabam levando para outras áreas esses produtos fazendo com que as pessoas e animais inalem o usufruam de água ou alimentos contaminado podendo em alguns casos vim a obter por envenenamento.
O uso de agrotóxicos e suas implicações sociais e ambientais
Como relatado anteriormente o uso de agrotóxico no Brasil e muito grande e as conseqüências deste fato e a cada vez mais notaria. Como