OS AGENTES POLUÊNTES DA ÁGUA
CALDAS NOVAS
MARÇO/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO04
1. TIPOS DE AGENTES POLUENTES DA ÁGUA05
1.1 Tipos de inseticidas05
1.2 Os detergentes06
2. TRATAMENTO DA ÁGUA07
2.1 Etapas do tratamento de água07
3. TRATAMENTO DO ESGOTO08
3.1 Etapas do tratamento do esgoto08
4. DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE TRATAMENTO DA ÁGUA E ESGOTO10
5. DADOS12
6. CONCLUSÃO14
7. REFERÊNCIAS15
8. ANEXOS16
INTRODUÇÃO
Hoje no Brasil em muitos locais não se tem saneamento básico, principalmente no nordeste brasileiro. Muitas pessoas são contaminadas diariamente por não terem algo tão fundamental, porém isso acontece em outras partes não só do Brasil como do mundo, sobretudo nos países subdesenvolvidos. Doenças como Febre Tifoide, Cólera, Hepatite A, Leptospirose entre outras poderiam ser evitadas com o simples tratamento de esgoto e da água.
Neste projeto vamos falar sobre as etapas do tratamento da água e esgoto, as doenças causadas pela falta do saneamento básico e os despejos industriais de detergentes e inseticidas nos rios.
TIPOS DE AGENTES POLUENTES DA ÁGUA
Resíduos e detritos - o lixo sólido na água impossibilitando a entrada de luz, causando a morte das plantas aquáticas. Assim, o oxigénio dissolvido na água irá diminuir o que pode comprometer a sobrevivência dos outros seres vivos;
Produtos químicos - como ácidos, adubos, inseticidas e detergentes, são lançados na água, provocando a sua poluição, consequentemente causando além da morte das espécies aquáticas a contaminação tornando a água impotável.
Matéria orgânica - é formada pelos detritos que constituem os esgotos de habitações, de criação de gado e também de algumas indústrias: