Os Adolescentes e as Drogas
INTRODUÇÃO.
AMBIENTE.
COMPANHIA ERRADA.
FALTA DE ESTRUTURA FAMILIAR.
AUSÊNCIA DOS PAIS.
CURIOSIDADE.
DISCRIMINAÇÃO SOCIAL.
CONCLUSÃO.
INTRODUÇÃO
Sabemos que o consumo de drogas na adolescência hoje em dia é a maior causa da marginalidade no Mundo. Isso porque a circulação e o tráfico desses entorpecentes cresceram imensamente Em todo o mundo, de acordo com a ONU, cerca de 200 milhões de pessoas, ou 4,8% da população mundial entre 15 e 64 anos usam drogas ilícitas. A cocaína é usada por 14,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 0,3% da população nessa faixa etária. Cerca de 200 milhões de pessoas usam drogas ilícitas em todo o mundo, mais da metade destas as consome ao menos uma vez por mês. Aproximadamente 25 milhões de pessoas são dependentes químicos, sendo que a maioria são os adolescentes.
Aí vem a pergunta que não quer calar: O que fazem eles tão jovens a experimentar as drogas?
Poderiam ser citados vários motivos, mas os principais são:
O ambiente.
O ambiente onde vive é adequado? Seguro? Devemos levar muito em consideração onde este adolescente passa a maior parte de seu dia. É na escola? Nas ruas? Onde afinal de contas?
Companhia errada.
Quem são suas amizades? Os pais têm por obrigação investigar com quem seus filhos andam, quem são seus pais, onde moram, o que cada um faz no seu dia a dia, estas informações ajudam muito a evitar companhias erradas.
Falta de estrutura familiar.
Como é a vida familiar desde adolescente? O meio familiar, o lar, tem tudo relacionado com a rebeldia deste jovem, família feliz, que participa da vida de seus filhos evita com que eles vá para rua, se torna mais presente no lar.
Ausência dos pais.
Este é um fator crucial na vida da formação do adolescente, a ausência dos pais colabora e muito para a má formação dos jovens. Os jovens precisam da orientação de seus responsáveis e quando isso não acontece se sentem livres e