Adolescente e as drogas
As razões pelos quais os adolescentes usam drogas variam amplamente. Tais como:
Aliciamento de amigos - É o motivo mais importante responsável pela introdução de pessoas no mundo das drogas. Se uma pessoa estranha como um traficante procura um jovem tentando introduzi-lo nas drogas terá, apesar de experiências em aliciamento, mais dificuldade do que quando essa introdução é feita por um amigo ou companheiro. Muitas vezes o traficante seduz o líder de um determinado grupo, o vicia e passa a mantê-lo por um determinado período sem nada cobrar pelo fornecimento da droga mas em contrapartida, esses elementos se comprometem a arrumar novos adeptos que irão engrossar as fileiras de dependentes.
Engajamentos em grupos - Um motivo também muito forte é a necessidade que eles sentem de estarem inseridos em grupo e aí se tornarem protegidos e respeitados e, dessa forma, compartilhar com os amigos as oportunidades de bons programas, de passeios, os ensinamentos de como abordar e arrumar uma namorada, como deverão se comportar em relação ao sexo e enfim, as muitas novidades que a vida apresentará para esses jovens.
Curiosidade - Outro motivo também muito comum, é a curiosidade que essas pessoas possuem com relação às drogas. Quando a situação é proibida, ela passa a despertar a curiosidade das pessoas e, como a propaganda é forte e diz que a droga oferece um grande prazer a quem usa, é natural que as pessoas, principalmente aquelas que não possuem ainda uma personalidade formada, queiram experimentar. Como dissemos anteriormente, experimentar é o primeiro passo para formar um dependente pois você não pode se viciar naquilo que você nem sabe se é bom. Vendo sob esse aspecto devemos até mesmo se necessário for, assustar os mais jovens mostrando que é um péssimo negócio experimentá-las.
Relacionamento entre pais e filhos – O relacionamento entre pais e filhos pode influir no envolvimento dos jovens no uso contínuo de drogas. O motivo vai