Enfoques de Pesquisa
Com o objetivo de discutir, esclarecer, e informar o aluno telespectador sobre o tema Pesquisa, o professor , Luiz Fernando Lazzarin apresentou as principais ideias na vídeo aula apresentada na MultiWeb - UFSM , canal de eventos junto a UFSM - que realiza eventos com transmissão digital via internet ao vivo.
Ao iniciar sua análise, Lazzarin salientou que a disciplina tem uma preocupação com o TCC, seria a hora de tentar circunscrever, e delimitar qual será o ‘’problema’’ de pesquisa. Um problema de pesquisa deve ter uma preocupação muito pontual, muito circunscrita do que se deve pesquisar. A delimitação do trabalho do problema de pesquisa se inicia com a escolha de um tema e com a elaboração de um problema de pesquisa. Sendo assim, esse processo vai do assunto, passa pelo tema e chega até o problema. É um processo de afunilamento, quanto mais se afunila e quanto mais circunscreve um problema, maior é a possibilidade de aprofundamento. Se o problema não é feito dessa forma - delimitado e circunscrito - a pesquisa corre o risco de abrir muitas possibilidades, e depois ter dúvidas sobre o que realmente devêssemos tratar. Quando se tem um problema de pesquisa focal, delimitado, já reduzimos bastante os problemas que acontecem nos temas de conclusão.
Lazzarin fez uma pausa para explicar o que a acontece nas disciplinas que tratam de Pesquisa. Inicia-se a disciplina tentando fazer uma tipologia bastante comum e tradicional, basicamente uma tentativa de responder as questões :
- O que é conhecimento?
- O que se entende por conhecimento?
- Quais os tipos de conhecimento que são tradicionalmente simplificados.
Após citou que a tipologia é feita numa espécie de oposição diametral, apontando os tipos de conhecimento : Conhecimento Tradicional, Conhecimento Religioso (ou dogmático) , Conhecimento Mítico e Conhecimento Empírico (ou senso comum). Complementou dizendo que estes conhecimentos citados se opõem diametralmente ao conhecimento