Os 5S's
O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa
Seiri (senso de utilização/descarte)
Seiton (senso de ordenação)
Seiso (senso de limpeza)
Seiketsu (senso de saúde/higiene)
Shitsuke (senso de autodisciplina)
Senso de Utilização. Também conhecido como arrumação ou descarte, este senso ensina a separar o que utilizamos do que não necessitamos e não usamos. Manter somente os materiais e ferramentas essenciais para o trabalho que está sendo realizado, descartando o inútil. Vale a pena ressaltar que descartar não necessariamente significa jogar fora, e sim que não tem utilidade para aquele local no momento.
Benefícios:
Descarte dos materiais desnecessários;
Localização rápida de objetos;
Local de trabalho mais agradável visualmente.
Senso de Ordenação. Cada material tem seu lugar. Refere-se a disposição de materiais ou pesquisa de layout, objetos e ferramentas devem ficar em uma ordem que permita manter o fluxo de trabalho. O processo deve ser feito para evitar movimentos desnecessários. No Brasil também é conhecido por sistematização ou arrumação e é o que mais causa impacto no gerenciamento visual.
Benefícios:
Facilidade para encontrar objetos;
Ganho de tempo e produtividade;
Controle do uso de materiais;
Estímulo à criatividade;
Fluência na comunicação;
Redução dos riscos de acidentes;
Senso de Limpeza. Também é chamado de senso de inspeção, zelo e respeito. Prega que a melhor forma de limpar é não sujar. A limpeza nas empresas japonesas é uma atividade diária, ao fim do dia de trabalho tudo é limpo e guardado em seus devidos lugares. Também diz respeito ao estado físico dos materiais, por exemplo, uma sala com sofá rasgado ou uma