OS 5 SENTIDOS NA ALIMENTA O
Na alimentação todos os sentidos são estimulados.
A VISÃO com o visual da comida (as pessoas às vezes comem com os olhos quando veem um prato apetitoso), o OLFATO ao sentir o cheiro de algo gostoso (como um pãozinho assando no forno), o TATO para segurar os alimentos com as mãos (sentir a textura e consistência dos alimentos), o PALADAR com o sabor (saber se é doce, salgado, amargo ou azedo) e, por fim, aAUDIÇÃO (barulhinho que faz uma bolacha ao ser quebrada mostra se está crocante ou não).
PLANO DE AULA
1 – OBJETIVOS:
- Conhecer as funções dos cinco sentidos;
- Compreender a real importância de cada um deles para o funcionamento harmônico do nosso corpo;
- Conscientizar que mesmo sem alguns dos sentidos, as pessoas poderão superar e aprender a viver sem eles.
2 – CONTEÚDO:
Os cinco sentidos do corpo humano.
3 – TURMA:
Jardim
4 – DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
4 aulas
5 - PRIMEIRA AULA - CINCO SENTIDOS - TATO
Material utilizado na aula: Desenhos – Os órgãos dos Sentidos
Iniciar as atividades com os alunos explicando sobre os cinco sentidos (ir falando e apontando para o desenho em direção ao sentido mencionado:
Tato - Na pele percebermos o toque
Visão - Os olhos para ver
Audição - O ouvido para ouvir
Olfato - O nariz para sentir o cheiro
Paladar - A língua para sentir o gosto
Começamos com o TATO.
Material utilizado na aula: 1 caixa surpresa (somente com um buraco para caber a mão das crianças). Alimentos: Kiwi, chuchu, laranja, maçã, banana, 1 cubinho de gelo (enrolar em um saquinho plástico).
Explicar que podemos através do tato, no toque sentir a textura das coisas. Sentirmos quando o que tocamos é liso, é áspero, peludo, macio, quente, frio, gelado e até dor quando nos machucamos.
Atividade: Pegar uma caixa toda fechada, mas, que terá uma abertura somente para a mão das crianças. Dentro colocar os alimentos um de cada vez. As crianças ao colocarem a mão dentro da caixa