Relat Rio Da An Lise Ergon Mica Na Empresa De Marmoraria
4093 palavras
17 páginas
Sumário1. Introdução: 2
2. A empresa analisada 3
3. Características das atividades 4
4. Análise ergonômica do trabalho 5
5. Lista de verificação 10
6. Medidas para controle 14
7. Conclusão 17
Relatório da análise ergonômica na empresa de marmoraria
1. Introdução:
Segundo Itiro Lida, “Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem”. Então a ergonomia vai estudar a organização do trabalho como um todo e ver as interações entre homem e máquina, e o seu objetivo é aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de maneira segura e eficiente.
Em 1972, Wisner considera que Ergonomia é “o conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, de segurança e eficácia”.
O estudo ergonômico tem como prioridade adaptar o trabalho ao homem e não o homem ao trabalho. Atualmente essa visão de adaptar o trabalho ao homem nem sempre é priorizada em muitas em empresas, pois elas estão mais preocupadas como a redução de custo e em produzir em menor tempo e sem desperdícios, ou seja, aumentar cada vez mais seus lucros seja como for.
Muitas empresas tem percebido que a ergonomia pode contribuir muito para sua produtividade, pois muitas das vezes os funcionários adquirem no trabalho problemas físicos, cognitivos e psíquicos e isso reflete diretamente em sua eficiência, prejudicando assim a empresa como um todo. A saúde de um funcionário precisa está em boas condições para que este possa exerce seu papel na empresa a qual trabalha.
1.1 Justificativa:
Com o intuito de investigar o local de trabalho em uma empresa de marmoraria e analisar se este local está adequado para os funcionários exercerem suas atividades de trabalhos cotidianas, estão de acordo com os princípios ergonômicos. Esta análise ergonômica é importante ser feita, pois a ergonomia pode contribuir para um ambiente laboral de alta produtividade para as empresas sem afetar a