Os 5 maiores desertos do mundo
5. Deserto do Kalahari
O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África, está localizado no sul desse continente e compreende os territórios de Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Sua extensão de 930 mil km² envolve a sua área fixa e a sua zona de transição, onde há uma maior presença de vida animal e vegetal.
O Kalahari é considerado um deserto “traiçoeiro”, pois, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que ajudam a florescer e transformar o ambiente. O lugar, anteriormente seco e sem condições de vida, enche-se de vegetação e recursos para alimentação, adquirindo uma paisagem que em nada se assemelha a de qualquer outro deserto. O problema é que, logo depois, a seca e o ambiente inóspito retornam e, caso alguém tenha ficado perdido por lá, poderá não sobreviver em virtude do esgotamento súbito de água e alimento.
Apesar dessas condições, o Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local, alguns deles sequer tiveram contato com o ser humano.
4. Deserto de Gobi
O Deserto de Gobi encontra-se na Ásia, mais precisamente na região norte da China e na porção sul da Mongólia. A palavra “Gobi” vem do idioma mongol e significa “lugar sem água”, possuindo um relevo marcado pelas dunas e por algumas montanhas rochosas.
Ao contrário do Kalahari, que apresenta fauna e flora relativamente diversificadas, em Gobi, os seres vivos são raros e de poucos tipos diferentes. Também nesse deserto é possível encontrar algumas populações humanas, todas nômades.
3. Deserto da Arábia
Também situado na Ásia, o Deserto da Arábia situa-se na região do Oriente Médio, envolvendo os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. Trata-se de uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta.
No entanto, esse deserto apresenta muitos recursos minerais, com destaque para o Petróleo, que, nessa região do Oriente Médio, apresenta-se nas maiores