OS 5 CS DE CRÉDITO
Os 5 C’s do crédito
Os C’s do crédito servem como roteiro para a investigação de crédito. Garantem que nenhum aspecto relevante seja ignorado ou esquecido ao avaliar uma ficha cadastral, documentação ou eventuais indicadores financeiros.
Os C’s devem ser ao menos conhecidos para serem seguidos intuitivamente em casos em que sejam feitas concessões de crédito. Isso ajudará a diminuir o risco de um negócio.
Blatt (1999, p. 45), destaca perguntas-chave que devem ser feitas sobre cada um dos aspectos da análise:
1. Caráter: a pessoa ou empresa tem reputação de honestidade a ponto de fazer qualquer esforço para pagar suas obrigações?
2. Capacidade: a pessoa ou empresa sabe gerir suas economias e finanças?
3. Capital: a estrutura econômica e financeira da empresa ou pessoa é sólida e estável?
4. Colateral: há uma boa segunda fonte de pagamento para o caso de a primeira falhar?
5. Condições: a economia, o país, o ramo de atividade e a empresa têm perspectivas favoráveis para o período do crédito?
1. O Caráter
Segundo Santos (2003, p. 48), ”este é o ”C” de crédito mais importante, tendo em vista que independente do montante emprestado, este se refere à capacidade que o tomador tem em repagar o empréstimo”. É aqui se constrói a ficha cadastral, peça importante na análise da capacidade de repagamento do tomador, quando bem elaborada é uma fonte preciosa de informações sobre o tomador. Para tal são utilizados os bancos de dados de proteção ao crédito para avaliar o histórico do
tomador de recursos, sua capacidade de pagamento, se há cheques devolvidos, protestos falência.
A ficha cadastral deve preencher todos os requisitos para uma boa análise da capacidade do tomador. Nesse caso não se coloca a prova, o princípio da idoneidade do tomador, quando as “coisas vão bem” o tomador não tem problemas. Nos momentos em que as vendas ou lucros estão abaixo do esperado ou necessário, é que esse caráter realmente é