Os 4 Brasis de Milton Santos
Em 1979, o geógrafo Milton Santos propôs a divisão regional do Brasil em quatro regiões, com base nas diferenças do meio técnico-científico-informacional. São elas:
• Região Concentrada: formada pelas atuais regiões Sudeste e Sul
• Região Centro-Oeste: formada pela atual região Centro-Oeste e mais o estado de Tocantins
• Região Nordeste: formada pela atual região Nordeste
• Região da Amazônia: formada pela atual região Norte, com exceção de Tocantins.
2. Divisão regional do Brasil de acordo com o IBGE
Em 1938 é criado o IBGE ( Instituto brasileiro de geografia e estatísticas) com o objetivo de ter dados mais precisos sobre a população brasileira, porém viu-se a dificuldade de ter dados exatos, pois o país é extenso e a partir daí, veio a necessidade de regionalizar.
Em 1942, o IBGE fez sua primeira regionalização, e como critérios estabelecidos utilizaram os elementos naturais ou físicos (clima, relevo, vegetação, solo, hidrografia etc...) Assim, a primeira divisão regional do Brasil ficaram em cinco grandes regiões ou macrorregiões: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste. Figura1: mapa do 5 Brasis
Porém essa regionalização não correspondia a realidade, pois, para essa demarcação foram utilizadas fronteiras administrativas entre os estados brasileiros, e como você sabe, o clima a vegetação não obedecem os limites criados pelo homem.
O IBGE, por ser um órgão oficial brasileiro encarregado pelo levantamento de dados estatísticos sobre população, agricultura, pecuária, indústria e outras informações necessárias aos governantes para planejar suas ações, utiliza os limites administrativos dos estados para demarcar as regiões.
3. Brasil: Divisão Regional de Milton Santos
A ideia de regionalização concentrada não é nova. O próprio Milton Santos sugeriu o uso da denominação em 1979. A novidade está na elucidação do conceito pela sua conexão implantada das