Os 3 setores da economia
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza.
Podemos citar como exemplos de atividades econômicos do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça.
É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Este setor da economia é muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.
A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregados como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.
Setor Secundário
É o setor da economia que transforma as matérias-primas (Produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (Roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc).
Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo.
Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário.
A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.
Setor Terciário
É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não matérias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades.
Como atividades econômicas deste setor econômico, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicação, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo e serviços bancários.
Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quando mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário.
Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no