Contabilidade social
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Econômicas ECO-02215 - Contabilidade Social
Introdução
► “Os aspectos relevantes da atividade econômica, objeto de acompanhamento pela contabilidade nacional, são as transações monetárias que decorrem do processo de produção.”
(Feijó e Ramos, 2008, p. 3)
O Produto da economia e suas óticas de cálculo As três óticas de cálculo do Produto
► Admitamos,
então, que “a preocupação inicial da investigação macroeconômica seja a estimativa do resultado da atividade social de produção.”
(Figueiredo, 1999, p. 25)
Prof. Carlos Henrique Horn
2
Problema da agregação estimativa do resultado da produção social enfrenta uma primeira dificuldade: as quantidades físicas (volumes) dos bens e serviços são expressas em diferentes unidades de medida. Portanto, não há como somá-las ou agregá-las diretamente:
3 automóveis + 2 sessões de cinema + 4 quilos de açúcar + 6 horas de prestação de serviços do comércio + ... = ?
Problema da agregação: solução na CS
► Em
►A
economias mercantis monetárias, os bens e serviços são normalmente trocados por uma certa quantidade de dinheiro.
►O
► É necessário um denominador comum que expresse, em uma única unidade de medida, os volumes de bens e serviços produzidos.
dinheiro cumpre três funções essenciais: • É meio de troca. • É unidade de conta. • É reserva de valor.
O que é comum ao resultado da produção econômica? • É fruto do trabalho. Medir em horas de trabalho? • É útil. Medir em unidades de utilidade?
3
economias mercantis monetárias, portanto, os bens e serviços são mercadorias e, nessa condição, algo comum a eles é que expressam seu valor relativo através da quantidade de dinheiro por que são trocados nos mercados.
4
► Em
Valor da Produção Valor da Produção
Valor da Produção (VP) à avaliação monetária de um certo volume de produção de um bem ou de um serviço.