Orçamentos de aplicações financeiras e financiamentos
Trabalho de Gestão Financeira II a ser apresentado ao Centro Universitário FIEO, como parte dos requisitos para composição de nota na disciplina do Curso de Graduação em Administração de Empresas.
Prof.ª. Ana Cristina Silva Santos Carvalho
Osasco
2012
Orçamentos de aplicações financeiras e financiamentos
A finalidade do orçamento de aplicações financeiras e financiamentos é apurar as sobras e faltas de caixa e mensurar os recursos necessários para financiar as atividades de operações e investimentos e também apurar as receitas e despesas financeiras.
Políticas de aplicação financeira e financiamentos
Na política de aplicação financeira a CPR (Subsistema de Contas a Pagar e Receber) fará aplicação do saldo excedente de caixa no curto prazo, com prazo de resgate no mês seguinte, mantendo-se um saldo mínimo de caixa.
Na política de financiamentos a CPR adotará procedimentos de anos anteriores, utilizando empréstimos e financiamentos em dólar para financiar suas atividades a longo prazo, podendo realizar empréstimos em moeda nacional para cobrir o déficit de caixa, onde serão amortizados no final do mês seguinte.
Os encargos financeiros podem ser pagos de duas formas:
- empréstimos em moeda estrangeira, onde o pagamento é trimestral postecipado. A taxa de juros (i) do mês é calculada por meio da fórmula abaixo (juros compostos): i =[(1 + taxa do juros do mês) (nº dias do mês/30)-1]
- empréstimos em moeda nacional, onde o pagamento é mensal postecipado. A taxa de juros é calculada pela fórmula abaixo (juros simples) e é aplicada sobre o valor atualizado pela variação cambial. i = taxa de juros do mês x nº de dias do mês/30 Estas fórmulas também são utilizadas para aplicações financeiras. Planejamento de operações financeiras Consiste em planejar as despesas e receitas financeiras, bem como as fontes e as condições gerais dos financiamentos. O planejamentos de operações