Orçamento e a contabilidade
Resumo
O artigo mostra que através dos anos o orçamento e a contabilidade foram adaptando-se e acompanhando as tendências das modernas teorias de gestão. A presença do orçamento passou a ser constante dentro do ambiente contábil. Para as empresas, o orçamento é um instrumento criado pela administração para aumentar seus controles, minimizar os custos. Atualmente é o meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles e o fator de maior tranqüilidade para a administração e de maior garantia para os investidores. As empresas que tem um bom sistema orçamentário estão na frente das empresas que não possuem, pois essas empresas já planejaram e determinaram quais os investimentos prioritários e possíveis, dentro dos investimentos desejáveis. Podemos concluí-se, que a perpetuação da empresa está relacionada ao planejamento estratégico a curto, médio e em longo prazo, a um orçamento coerente e transparente. Na era da globalização e da informação, surge a necessidade de se estabelecer uma aliança estratégica entre a Contabilidade e as novas tecnologias de informação, proporcionando as empresas condições mais seguras para tomarem decisões estratégicas mais eficientes.
Palavras chave: orçamento, contabilidade, gestão
Introdução
Diariamente, em toda parte do mundo, nascem diversos tipos de empresas, mas, também varias fecham suas portas. As empresas estão em constantes mudanças, o mercado é muito acirrado e sofre transformações diárias afetando os procedimentos gerenciais. Contudo, nesse processo de mudanças; os gestores têm que trabalhar com controle e assegurar que a empresa esteja preparada, para enfrentar as mudanças e minimizar o sei impacto.
O intuito deste artigo é fazer com que as empresas não sejam surpreendidas com mudanças repentinas na economia. O orçamento passou a interagir com a contabilidade dando condições de fazer inúmera analises antecipada, preparando a empresa, para os eventuais impactos que a globalização