ORÇAMENTO PRIVADO
A maioria dos orçamentos preocupa-se em antever as receitas e despesas da entidade. Quando se escreve despesas, leiam-se todos os custos e despesas. Qualquer orçamento, salvo os orçamentos iniciais de uma entidade (quando meras projeções de um negócio ou atividade futura) baseia-se em dados históricos, fatos ocorridos no passado que permitem um mínimo de previsibilidade
Previsão de Vendas
Para previsão de vendas, se utilizará a contabilidade como indicativos:
Previsão de Compras
Uma vez definido o nível de vendas orçado, estima-se o nível de compras necessário para a tal volume de negócios.
Nível de Compras
Assim como as vendas, as compras sofrerão influências, tais como:
Variação de Preços nas Compras
A inflação interna da empresa é diferente da inflação (medida por índices como o IGP-M da Fundação Getúlio Vargas, INPC do IBGE, etc.).
Outros preços são decorrentes de contratos com fornecedores, onde fixa-se periodicamente o reajuste de acordo com a inflação ou outro indicador.
Custos dos Produtos e Mercadorias Vendidas
Uma vez determinado o volume de compras, por dedução, se apurará o custo dos produtos e mercadorias vendidas.
Custos e Despesas Operacionais
Na orçamentação de custos e despesas operacionais, a contabilidade terá relevância, pois apresentará os valores históricos, relacionados o nível de operações com os correspondentes desembolsos, tais como: tributos sobre vendas, folha de pagamento, despesas gerais de produção, despesas administrativas e de vendas, despesas financeiras, etc. Variações Físicas/Quantitativas
A abertura de uma filial, a expansão (ou redução) de negócios e linhas de produtos, a introdução de serviços ou modernização de atividades irão exigir que as projeções orçamentárias incluam tais aspectos em sua base.
Despesas Novas’
Não somente a expansão dos negócios dos negócios exigirá despesas novas.
Boa parte dos novos custos e despesas empresariais relacionam-se com