Orçamento na administração de empresas- resumo
Planejar é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados a definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro determinado,para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos porventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades.
É lógico que a fixação de objetivos é um passo inicial indispensável a todo o processo,mas essa tarefa em si mesma só tem sentido diante de uma espécie de “exame prévio de viabilidade”; em que a empresa através de sua administração particularmente os mais altos executivos encarregados da tarefa de planejar,verificar,procurar e identificar a existência de oportunidades e restrições tanto no âmbito interna da organização como externamente.
Assim,essa avaliação interna e externa antecede,de certo modo,a fixação de objetivos mais específicos,objetivos por exemplos,por exemplo,inerentes ao ramo ou tipo de atividade na qual a empresa se encontra envolvida,e a coleta de informações é indispensável para uma avaliação adequada. a) No que se refere mais especificadamente ao planejamento ,a empresa deve contar com um procedimento sistemático regular,tanto quanto o permitam seus recursos,de coleta de informações sobre as condições do ambiente externo que a circunda.
Essas informações não só permitem uma elaboração mais realista de planos como acionam medidas corretivas com maior rapidez do que se fossem comunicadas apenas pelos relatórios de controle orçamentário. Assim,por exemplo,se as autoridades monetárias introduzirem ou anunciarem a introdução de medidas tendentes a limitar as disponibilidades de recursos financeiros em certas linhas de crédito usadas pela empresa para satisfazer necessidades de capital de giro,é evidente que não será correto,em termos administrativos,esperar até que os relatórios de fluxo de caixa comecem a indicar pressões sobre o financiamento do capital de giro.
Outro