Orçamento empresarial
“ É um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte.”
(Passarelli & Bonfim, 2003;12)
COMO ELABORAR UM ORÇAMENTO EMPRESARIAL?
A maioria dos orçamentos preucupa-se em antever as receitas e despesas da entidade. Quando escreve-se despesas leia-se todos os custos e despesas. Qualquer orçamento, salvo os orçamentos iniciais de uma entidade (quando meras projeções de um negócio ou atividade futura) baseia-se em dados históricos, fatos ocorridos no passado que permitem o mínimo de previsibi- lidade. Como a contabilidade é o registro histórico das operações econômi- cas e financeiras, obviamente que é o principal elemento na formação de premissas orçamentárias.
. Previsão de Vendas – Para previsão de vendas, se utilizará a contabilidade como indicativo. . Nível histórico de vendas ( valores nominais, em R$)? . Qual a sazonalidade do negócio?
. Qual a representatividade dos novos negócios (ou produtos) já concretizados?
. Etc.
. Previsão de Compras – Uma vez definido o nível de vendas orçado, estima-se o nível de compras necessário para a tal volumes de negócios. . Nível de Compras – Assim como nas vendas, as compras sofrerão influências, tais como: . Nível de preços decorrentes dos ajustes de tabela dos fornecedores. . Variação de volume, em função de variação de volume de vendas físicas (unidades). . Variação de volume, em função de maior/menor estocagem. . Variação de Preços nas Compras . Variação de Volume . Custo dos Produtos e Mercadorias Vendidas – Uma vez determinado o volume de compras, por dedução, se apurará o custo dos produtos e mercadorias vendidas. A fórmula de apuração do CPV ou CMV é: CPV ou CMV = Ei + C – Ef
Onde:
CPV = Custo dos Produtos Vendidos, CMV = Custo das Mercadorias Vendidas, Ei = Estoques Iniciais, C = Custo das