Orçamento empresarial
Welsch (1996) define orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações em um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa e para suas subdivisões. Ele está inserido no campo da economia empresarial, por se tratar de um instrumento que permite que todas as decisões econômicas sejam tratadas de forma padronizada, facilitando o controle dos recursos financeiros.
Para Magalhães e Lunkes (2000), o orçamento pode ser sintetizado com um plano de ação detalhado, desenvolvido e distribuído como um guia para as operações e como uma base parcial subsequente avaliação de desempenho.
Já Brookson (2001) define o orçamento como um plano de atividades futuras, onde ele pode assumir diversas formas, mas, normalmente reflete os departamentos e o conjunto da empresa em termos financeiros, fornecendo bases para se aferir o desempenho da empresa.
IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL
O orçamento empresarial traduz o planejamento e o controle em algo mais estruturado e palpável no processo de administração. Sua utilização é um dos principais instrumentos de execução do planejamento estratégico e de controle de operações. Nele as empresas têm um importante instrumento para programar, acompanhar, estimular, motivar e controlar suas estratégias e operações.
Kaplan e Norton (2000, p. 292) ressaltam que com a escassez de recursos, a definição prévia dos gastos se torna necessária para bem aplicá-los. O orçamento tem como papel a análise detalhada e a conexão das diferentes áreas da empresa, unindo planejamento estratégico com planejamento de recursos, sistemas de medida de desempenho e recompensas para que se possa atingir o resultado final deseja.
Frezatti (2000) ressalta que o orçamento é responsável por programar as decisões tomadas no plano estratégico da