Orçamento Empresarial
As empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade. O estilo pró-ativo de administração hoje, mais do que nunca, é essencial para o bom andamento dos negócios e proteção do patrimônio de seus proprietários. Ao contrário do estilo reativo, onde a improvisação lança dúvidas quanto à competência de seus administradores a seriedade ou, até mesmo, continuidade da empresa.
O orçamento empresarial deve ser elaborado com vistas aos objetivos a médio e longo prazo da empresa para que se possa ter tempo de implantá-lo, avaliar seu grau de adequação as situações específicas de cada empresa e proceder aos ajustes que se fizerem necessários para o seu correto funcionamento.
Este trabalho pretende apresentar a importância e a necessidade de implantação de orçamentos dentro de uma empresa, com seus tipos específicos, sua elaboração, preparação, aprovação, execução e por fim revisão orçamentária, fases estas primordiais para um bom planejamento.
1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL
1.1 Conceito
Orçamento é um ato de previsão da gestão econômico-administrativa de determinado exercício. É uma ferramenta de grande importância na orientação administrativa, pois a previsão é feita com base nos resultados da gestão de exercícios anteriores e serve como norma de ação para exercícios futuros. O Orçamento, diferentemente do Balanço Patrimonial, não representa fenômenos ou situações já ocorridos, mas uma previsão daquilo que deverá ocorrer em exercícios futuros, como resultado de um