Orçamento Doméstico
ORÇAMENTO DOMÉSTICO
Ana Paula Delprat RA: 3012005
Josiela Oliveira RA: 3012064
Sarah Stefanie de Souza RA: 3112062
Mayra M. Mine RA: 0000000
O QUE É ORÇAMENTO DOMÉSTICO?
Podemos definir orçamento doméstico como a arte de se controlar.
É se organizar e fazer um controle financeiro de toda a família, descriminando todas as receitas e despesas. Assim você poderá estabelecer prioridades e cortar os supérfluos que pesam no seu bolso.
Para isso é fundamental controlar o impulso pelo consumo e não gastar mais do que se ganha.
A IMPORTÂNCIA DE UM ORÇAMENTO DOMÉSTICO
Quando não se tem um orçamento familiar é difícil saber quanto da receita já está comprometida, se vai faltar dinheiro, ou quando será possível comprar ou trocar de carro por exemplo. O orçamento familiar é uma forma segura de evitar dívidas e principalmente de alcançar todos os objetivos e conquistar aquilo que se sonha.
Além disso, essa modalidade de orçamento é a garantia de uma vida mais segura e tranquila. Toda a família e todo indivíduo que almeja trabalhar melhor com o dinheiro e ter uma vida mais equilibrada financeiramente, precisa ter um controle sobre aquilo que ganha e aquilo que gasta.
O orçamento doméstico é importante também para que se possa, por exemplo, programar onde investir o dinheiro, quais serão as reservas e também para planejar uma viagem de férias.
Muitos brasileiros têm o hábito de primeiro gastar para depois ver como vão pagar. É aí que se inicia o endividamento. O planejamento permite que você saiba seu limite para cada tipo de consumo. Assim, antes do mês começar, tenha em suas anotações o orçamento do mês, que você vai trabalhar para atingir. Estabeleça um valor, no mínimo 10% de sua renda líquida mensal, para construir uma reserva que lhe permita realizar seus sonhos futuros e ter umas economias