ORTIZ Renato
Kaleandra do Nascimento Viana 1
Sandra Maria Pereira do Sacramento2
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional.
5º ed. São Paulo: Brasiliense, 2008. 148 p.
Resumo
Este trabalho tem como finalidade expor a instigante temática acerca do que pode ser considerado como produto nacional, em se tratando de cultura em território brasileiro.
Renato Ortiz, na obra Cultura Brasileira e identidade Nacional, expõe questionamentos na tentativa de compreender a cultura brasileira e a formação da identidade nacional. Por meio de dados históricos, o autor apresenta personagens influentes, fatos, adversidades e as conquistas deste processo.
Palavras-chave: Identidade; Nação; Cultura.
“[...] a cultura deixou de ser um componente extraordinário da vida social (ritos, obras prestigiosas), para penetrar a carne do cotidiano”
Renato Ortiz (2008)
1
Discente do curso de Letras do DLA/ UESC, bolsista do programa PIBIC/CNPq, e-mail: kalyviana@hotmail.com 2
DS, orientadora da pesquisa, professora titular em Teoria da Literatura (UESC/DLA) e coordenadora do
Mestrado em Linguagens e Representações. Doutora em Letras Vernáculas - Literatura Brasileira pela UFRJ, e-mail: sandramsacra@uesc.br.
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação
Ano 3 - Edição 3 – Março-Maio de 2010
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br VIANA, K.N., SACRAMENTO, S.M.P.
TRILHANDO O PERCURSO DA CONSTRUÇÃO NACIONAL...
2
O autor acerca-se de vários conceitos e autores para expor sua pesquisa. No primeiro capítulo, Memória coletiva e sincretismo científico: as teorias raciais do século
XIX, é retratada a problemática da identidade nacional em torno das relações raciais, tendo como foco alguns autores que foram considerados os precursores das Ciências Sociais no
Brasil, tais como: Sílvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha.
Sílvio Romero fez uso do positivismo