ORM - Mapeamento de Objetos Relacionais
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PERSISTÊNCIA DE OBJETOS
VIA MAPEAMENTO OBJETO-RELACIONAL
CAMILA ARNELLAS COELHO
REINALDO COELHO SARTORELLI
São Paulo
2004
Camila Arnellas Coelho
Reinaldo Coelho Sartorelli
PERSISTÊNCIA DE OBJETOS
VIA MAPEAMENTO OBJETO-RELACIONAL
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à Faculdade de Computação e
Informática da Universidade Mackenzie como exigência parcial para a conclusão do curso de
Sistemas de Informação.
Orientador: Prof. Dr. Luciano Silva
São Paulo
2004
RESUMO
Este estudo tem como objetivo apresentar as principais técnicas de persistência de objetos, com relevância na técnica de Mapeamento Objeto-Relacional (MOR).
Atualmente, é comum o uso de bancos de dados relacionais no meio corporativo, e da programação orientada a objetos nas aplicações de interface. Os desenvolvedores frequentemente deparam-se com estes dois paradigmas diferentes: o modelo relacional e o modelo de objetos.
Uma maneira de se trabalhar com um paradigma orientado a objetos junto a SGBD relacionais é justamente o propósito da técnica de MOR.
O estudo de caso proposto apresentará um exemplo prático de aplicação destes conceitos, através da utilização de um framework para a persistência de objetos, o Object Relational
Bridge (OJB).
Palavras-chave: Mapeamento Objeto-Relacional, persistência, impedância, padrões de projeto, OJB, JDBC.
ABSTRACT
The purpose of this work is to introduce the main current techniques of object persistence, with a special approach on the topic of Object-Relational Mapping (ORM).
Nowadays, the Relational Databases still represent the majority of data storage facilities found on corporations. Meanwhile, object-oriented programming is becoming the technology of choice for most applications. However, programmers often face two different paradigms: the Relational
Model and the Object