Orm jpa
ORM e JPA
ORM - O que é mapeamento objeto/relacional? Como funciona? Quais os principais ORM do mercado?
O que é?
Object-relacional mapping – Mapeamento objeto relacional é uma técnica de desenvolvimento que consiste em mapear as classes e transformá-las em tabelas no banco de dados. Ou seja, as tabelas do banco de dados são representadas através de classes e os registros de cada tabela são representados como instâncias das classes correspondentes. Dessa forma o programador não precisa se preocupar com os comandos em linguagem SQL, ou seja, ele irá usar uma interface de programação simples que faz todo o trabalho de persistência.
Como funciona?
Utiliza-se uma abstração bastante intuitiva no sentido de que uma classe do tipo persistente pode ser mapeada para uma tabela no banco de dados relacional e atributos da classe para campos da tabela. Porém, algumas diferenças entre os dois modelos, como OID (Object Identifiers – Identificador de Objetos), tipos de dados, herança e associações, demandam um estudo mais detalhado das estratégias de mapeamento.
Identificação de chave primária
As linhas das tabelas precisam ter identidade exclusiva. Elas são identificadas com exclusividade pelos valores de suas chaves primárias e conseqüentemente, nunca devem ser alteradas. Os nomes em texto sem formatação não são adequados, pois, geralmente, representam um overhead operacional para o recurso relacional persistente, além do que os nomes não são exclusivos. Como as comparações numéricas consomem menos recursos computacionais, as chaves primárias devem ser numéricas e, preferencialmente, não devem refletir domínio de negócio, para que não sejam alteradas.
OIDs (Objects Identifiers)
Os OIDs são identificadores únicos que representam um objeto, em linguagens de programação, existentes, este objeto é implícito e criado quando ocorre a criação de um novo objeto, já em um banco de dados relacional cabe ao desenvolvedor a responsabilidade