Orixas
Os Orixás
Orixás, Anjos, Santos ou Espíritos Superiores nada mais são que espíritos que não estão mais em fase reencarnatoria, isto é, que alcançaram sua total evolução. Orixás são arquétipos, pela qual temos maior facilidade de “chegar até eles”, pois sao os que estao mais proximos de nos, os encarnados.
Cada Orixá é representado por uma virtude.
Orixá - Virtude - Sincretismo
Oxalá - Fé - Jesus Cristo
Oxum - Amor - Nossa Senhora da Conceição
Oxossi - Conhecimento - São Sebastião
Xangô - Justiça - São Jerônimo
Ogum - Lei - São Jorge
Obaluayê - Evolução - São Roque
Yemanjá - Geração - Nossa Senhora dos Navegantes Os Orixas tambem possuem varios conceitos, historias e lendas.Cada qual com seu fundamento.
São apresentados e representados de diversas maneiras dentro da mesma Umbanda. Existem mais de 200 nomes de Orixás africanos que são em grande parte derivações de um mesmo nome em dialetos diferentes. Cada terreiro tem seu ritual sagrado, podendo ser 7, 9, 14, 21... enfim, uma infinidade de combinações para falar a mesma língua: UMBANDA.
Tudo o que conhecemos tem duas esferas: Positiva, negativa, norte, sul, alto, baixo, céu, inferno, mãe, pai, nasce, morre, doença, saúde, liga, desliga... e assim por diante.
O que isso tem a ver com a Umbanda? Tudo! Pense da seguinte maneira:
Você tem uma mãe, por consequência você TEM que ter um pai, ou vice-versa. Pois bem, na Umbanda existem também pai e mãe, e eles vem aos pares. Mesmo sabendo que somos filhos de TODOS os Orixás.
Assim, referir-se aos Orixás na Umbanda é falar de poderosas energias, forças da natureza que estao presentes em todos os lugares, enfluenciando as pessoas e mantendo o equilibrio natural dos elementos. Eles sao energias emanadas da divindade criadora e onipresente, subdivisoes da unidade perfeita de Deus, tal qual os anjos.
Que nosso Pai Oxalá abençoe a