Orisas
Centro de Ciências Humanas - CCH
Disciplina: Prática II - Museologia
Professora: Regina Raick
ORISÁS, ENTRE O ORUN E O AYÊ
Sobral-CE
Junho de 2014.
ORISÁS, ENTRE O ORUN E O AYÊ
Projeto a ser submetido à disciplina de Prática II Museologia ministrada pela professora Regina Raick
EQUIPE:
Sobral-CE
Junho de 2014
ORISÁS, ENTRE O ORUN E O AYÊ
PROPONENTE:
Diretoria:
SINOPSE
A visão social "cristã" nos últimos dias apresenta uma série de preconceitos quanto a expansão cultural de religiões de matrizes africanas. Um mundo onde não há lugar para a cultura e o ecumenismo permanecerá como um mundo pobre e atrasado por não se adaptar a prática da caridade. A cultura e religiosidade dos povos trazem uma infinidade de perguntas, dúvidas, sobre as práticas e relações de tais culturas, nos quais se formam estereótipos a partir do não conhecimento.
O fotógrafo Márcio Paulo apresenta uma visão artística dessa cultura religiosa, e mostra a beleza dos seus paramentos e as essências dos Orixás, divindades que atuam nas forças da natureza, e que cuidam de seus filhos no seu axé, na força e na caridade. A partir de uma exposição fotográfica, o projeto “Orisás, entre o Orun e o Ayê” se propõe a divulgar, democratizar e ampliar o acesso à cultura religiosa dos povos na nação Ketu através da linguagem das artes visuais, numa visão panorâmica exposta dentro do CCH- Centro de Ciências Humanas.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Considerando as características que imperam no cotidiano traçado no chamado mundo ocidental de hoje, o preconceito ligado a cultura religiosa, de certa forma imposta por nossos pais por falta de um conhecimento não discriminatório, tem se disseminado juntamente com a evolução da religiosidade afro descendente, sobretudo dentro de um contexto de valorização cultural a imagem assume um papel de centralidade na construção do conhecimento. O presente