Origem do Tenis
Para começarmos a contar a origem do tênis, vamos viajar até o século XII, quando monges franceses começaram a arremessar com as mãos uma bola rústica contra os muros de seus mosteiros.
Alguns outros pesquisadores dizem que a palavra tênis só surgiu muitos séculos depois, derivados da expressão francesa “tenez” (traduzida como “pegue” ou “segure”), que era dita sempre que um jogador se preparava para sacar a bola para o adversário.
Bem antes de o esporte ser conhecido como tênis, havia uma brincadeira inventada pelos monges franceses que ganhou o nome de “jeu de paume”, que significava “jogo da palma (da mão)”, já que ainda não se usavam raquetes.
No começo, os jogadores usavam as mãos nuas. Logo depois começaram a usar tiras de couro ou luvas.
A versão mais antiga de uma raquete que se sabe, surgiu por volta do século XIV, quando passou a ser utilizado no jogo um objeto de madeira em forma de pá, conhecido como “battour”.
Contudo, apenas dois séculos mais tarde o objeto em forma de pá ganharia um cabo e cordas trançadas. Alguns pesquisadores garantem que a invenção da raquete é italiana.
Com o tempo, o esporte começava a ganhar novas regras. A bola deixava de ser arremessada contra um muro e passava a ser praticado em quadras retangulares com uma corda que dividia ela ao meio. As bolas eram feitas de materiais diversos.
O esporte havia caído no gosto da nobreza e alguns pesquisadores afirmam que por volta do século XIII já haviam cerca de 1.800 quadras de tênis na França.
Pouco tempo depois, o “jeu de paume” chegava às graças do povo inglês que também conquistou aos reis Henrique VII e Henrique VIII, que promoveram a construção de muitas quadras.
Após a Guerra dos Cem Anos, que durou de 1337 a 1453, o esporte praticamente havia desaparecido. Porém, quando a guerra havia terminado, o rei Luís XI da França retornou com o esporte e até decretou como deveria ser a bola. Ela teria uma fabricação especifica com um couro especialmente escolhido, e