origem do teatro
O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas, um ritual de celebração de agradecimento ou perda. Com o tempo o homem começou a realizar rituais sagrados.
Os mitos começaram a evoluir e surgem danças compostas de mímicas e musicas.
Na Grécia sim surgi o teatro. Baseado das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas eram rituais sagrados.
No inicio fazia-se teatros nas ruas, depois se tornou necessário lugar. E assim surgiram os primeiros teatros.
Os festivais dedicados a tragédias ocorriam nos teatros de pedras em ar livre. E era nessas locais que escolhiam os melhores atores. As apresentações duravam vários dias, e os atores usavam sapatos de solas altas, roupas almofadadas e máscaras.Só os homens eram atores.
O teatro grego que hoje conhecemos ,segundo historiadores,veio de um acontecimento inusitado. Quando um membro desse ritual sagrado resolveu vestir uma máscara com formato de um rosto humano, e subir em um tablado em plena praça publica e gritou: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficaram espantados com a capacidade e a coragem deste membro de se passar por um deus, afinal um deus é para ser louvado e intocável.
Este membro chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz de conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.
O prédio teatral grego era formado, basicamente, da seguinte estrutura: arquibancada, orquestra, thumelê, proscênio e palco.
Na época do Império Romano, o teatro entrou em declínio, porque os