Origem do serviço social na europa e no brasil ideologia dos profissionais durante o processo de institucionalização.
SERVIÇO SOCIAL
ANA CAROLINA DINIZ BENZAQUEN
origeM do Serviço Social na Europa e no Brasil
IDEOLOGIA DOS PROFISSIONAIS DURANTE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO.
Contagem
2010
ANA CAROLINA DINIZ BENZAQUEN
origeM do Serviço Social na Europa e no Brasil
IDEOLOGIA DOS PROFISSIONAIS DURANTE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social EaD da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Profª. Rosane Ap. Belieiro Malvezzi
Contagem
2010
INTRODUÇÃO
Este texto tem por finalidade relatar a origem do Serviço Social na Europa, no Brasil e suas bases como o capitalismo monopolista e a Igreja Catolica, assim como o reflexo e os preceitos ainda existentes referentes ao Assistencialismo cristão promovido na epoca do seu surgimento.
Tal estudo foi significativo agregando conhecimentos e experiências para que futuramente possamos aplica-las ou não em nossa atividade profissional de assistência social.
Para o conhecimento dos detalhes sobre este trabalho utilizei os textos e livros complementares disponíveis em nossa biblioteca virtual acadêmica, e alguns livros onde constava em nosso material didatico a indicação para a leitura destes.
origeM do Serviço Social na Europa e no Brasil IDEOLOGIA DOS PROFISSIONAIS DURANTE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO.
O capitalismo, que foi desenvolvido na Revolução Industrial, passou por três fases significativas, sendo: de 1780 a 1870, a primeira fase, chamada de capitalismo industrial liberal; de 1870 a 1945, a segunda fase, chamada de capitalismo industrial monopolista; e de 1945 em diante, a terceira fase, chamada de internacionalização do capitalismo. No final do Século XVIII e ao longo da primeira metade do século XIX, surgiu na Inglaterra, a Revolução Industrial, expandido-se para toda a Europa