Origem do Petróleo
Geologia do Petróleo (GEO222)
Profª: Olívia Mª C. de Oliveira
A origem do petróleo: orgânica ou inorgânica?
A origem do petróleo é um dos mistérios mais bem guardados pela natureza. Séculos de especulações e experimentações propiciaram numerosas hipóteses e teorias, muitas delas antagônicas e passíveis de discussões tão acaloradas quanto estéreis. Estas teorias podem ser classificadas em inorgânicas e orgânicas. Neste trabalho são apresentadas e discutidas as teorias mais representativas de cada grupo, com ênfase naquelas de maior significado prático ou histórico.
São também mostrados os resultados de investigações realizadas no CENPES/Petrobras sobre o assunto. As teorias inorgânicas atribuem ao petróleo uma origem a partir de processos exclusivamente inorgânicos, isto é, sem a intervenção dos organismos vivos de qualquer espécie. Já as teorias orgânicas atribuem aos organismos vivos um papel fundamental no processo de geração do petróleo.
Atualmente os geólogos e geoquímicos, em sua maioria, advogam uma origem orgânica para o petróleo, mas não contestam a existência de hidrocarbonetos formados inorganicamente na Terra e no espaço. Entretanto, existe um grupo relativamente pequeno de geólogos e geoquímicos na Rússia e Europa Oriental para os quais a origem orgânica do petróleo não está provada e é destituída de fundamentos. 1. Introdução
O petróleo é conhecido desde a mais remota antiguidade. Isto porque, sendo um fluido em equilíbrio precário na subsuperfície, tem a tendência de escapar para a superfície sob a forma de exsudações, expondo-se à curiosidade dos homens.
A utilização do petróleo, para os mais diversos fins, pelas civilizações as mais antigas, está bem documentada na literatura. A Bíblia, por exemplo, apresenta diversas citações, como a calafetagem da arca lendária por Noé, em preparação para o advento do dilúvio.
Os fenícios utilizaram largamente o “betume” para calafetamento de suas magníficas