Origem do petróleo
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
ALINE DE SOUZA E SOUZA
BÁRBARA DE SOUZA SILVA
CAROLINA ALMEIDA DE J. REIS
GABRIELA LESSA NELIA DE SOUZA BARRETO
RESENHA CRÍTICA
ORIGEM INORGÂNICA DO PETRÓLEO
Salvador, Agosto de 2012
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
ALINE DE SOUZA E SOUZA
BÁRBARA DE SOUZA SILVA
CAROLINA ALMEIDA DE J. REIS
GABRIELA LESSA NELIA DE SOUZA BARRETO
RESENHA CRÍTICA
ORIGEM INORGÂNICA DO PETRÓLEO
Trabalho apresentado junto ao curso de Engenharia de Petróleo, Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE – como avaliação parcial da disciplina Refino do Petróleo e Gás Natural.
Orientador: Prof. Raul Cesar Mello dos Santos.
Salvador, Agosto de 2012 Origem inorgânica do petróleo
O artigo em referência pode ser encontrado na Wikipédia, um enciclopédia on line, na qual diversas pessoas têm acesso e podem incluir ou modificar informações em relação ao tema.
A teoria da origem inorgânica do petróleo descreve que o petróleo é formado por processos não biológicos, a partir de material primordial, que compreende moléculas de hidrocarbonetos estáveis a altas pressões e temperaturas, nas profundezas da Terra, no manto, sofrendo posterior contaminação biológica (por bactérias) em níveis de baixa pressão e temperatura, na crosta terrestre.
Esta teoria é contra a idéia tradicional de que o petróleo seria um "combustível fóssil", produzido a partir dos restos de antigos organismos e, portanto esgotável. De acordo com a Teoria Abiogênica (Abiótica), os hidrocarbonetos são muito abundantes no planeta.
Os precursores desta teoria foram os químicos Marcellin Berthelot, francês, e Dmitri Mendeleiev, russo. Esses cientistas estudaram as reações de hidrólise de carbetos metálicos que produzem hidrocarbonetos, sugerindo serem abundantes no interior da Terra.
O texto é dividido em seções iniciando com a história da teoria inorgânica do petróleo, faz uma comparação