origem do homem. homem e sociedade
As duas principais teorias sobre a origem da vida humana: o evolucionismo e o criacionismo são perguntas difíceis de responder.
Evolucionismo X Criacionismo. Pronto: com este duelo resumimos um dos debates que circundam o que talvez seja o mistério infinito da ciência e da religião.
Como surgiu a vida humana?
Os homens existem a partir de uma intervenção divina?
Viemos dos Macacos?
Sem querer apontar teorias certas ou erradas, reunimos aqui as algumas das explicações:
Criacionismo
Afirma que Deus teria criado o homem e todas as outras coisas. Uma dessas vertentes religiosas, o Cristianismo, narra essa criação no livro bíblico Gênesis. Anterior ao cristianismo, a mitologia grega também possuía a sua espécie de Teoria Criacionista: Prometeu teria roubado o fogo dos deuses e dado vida a uma porção de barro, surgindo assim, a Humanidade.
Evolucionismo
Segundo seus estudos, a vida humana seria o resultado de uma série de modificações sofridas por espécies de animais. Tal modificação ocorreu de forma gradualmente lenta, somada às inúmeras alterações no meio ambiente, dando origem a formação de novas raças e de novas espécies. Dentro das evoluções dos mamíferos, mais especificamente dos primatas, surgiu então o homem.
Charles Darwin, autor do livro A Origem das Espécies, é considerado o pai da teoria evolucionista. Segundo Darwvin, o ambiente passa com várias mudanças no decorrer dos anos e aquele que se adaptar melhor a essas alterações sobrevive, passando pelo processo de seleção natural. Assim, surgiram, por exemplo, as girafas que conseguiram sobreviver, graças à facilidade de alcançar alimentos mais difíceis.
A teoria darwiniana é, de fato, a que tem maior aceitação no meio científico e, consequentemente, maior número de difusores.
Charles Darwin (1809-1882), foi o grande desenvolvedor da teoria do evolucionismo, com seu livro “A Origem das Espécies”, onde aponta que a evolução se assenta sobre três
A -