Origem de governar
Governança Corporativa
Origem da boa governança
Iniciou nos anos 90 nos EUA em conflito com os conselhos de administração inertes e auditorias. Surgiu para superar o conflito de agencia entre gestão e propriedade empresarial, onde o dono delega responsabilidades a um gestor, mas nem sempre as opiniões estão de comum acordo.
A intenção da governança é assegurar que as ações dos gestores estejam de acordo com o que desejam os acionistas. Ela proporciona administração estratégica e controle sobre a direção. Para que a governança seja eficiente é necessário que a administração seja transparente estabeleça regras que possam ser avaliadas e fiscalizadas.
A ausência de conselheiros qualificados pode causar fracassos, devido a abuso de poder, erros estratégicos e fraudes.
Governança no mundo
Vários países tem adotado a prática da governança, mas cada adapta da melhor forma. Não há uma forma exata que seja considerada a mais correta a ser utilizada, mas as pautadas em transparência, independência e prestação de contas tem se saído melhor.
Os códigos de governança corporativa locais buscam adaptar as diferenças e ajustar da melhor forma possível a administração no local onde esta situada a empresa.
Na Europa Continental chegou-se a uma evolução com o relacionamento entre as empresas e capital de terceiros. A organização de blocos de controles para que os acionistas realmente exerçam seu poder.
Principais Modelos
De modo geral são divididos em dois modelos:
Outsider System - acionistas praticamente fora do controle diário das operações.
Sistema de governança Anglo saxão (EUA e Reino Unido):
* Estrutura de propriedades dispersas nas grandes empresas
*Papel importante no mercado de ações na economia
*Ativismo e grande porte dos investidores institucionais
*Foco no aumento de retorno aos acionistas.
Insider System - Acionistas no comando das operações diárias diretamente ou por indicação.
Sistema da Europa Continental e Japão
*Estrutura de