Origem da vida
Ao longo de toda historia cientistas e filosofos quiseram descobrir como aconteceu o surgimentos dos seres vivos na terra , muitas teorias foram inventadas para explicar a origem da vida em nosso planeta uma das teorias mais antiga que ja foi descartada pela comunidade cientifica foi a Geração Espontânea. Esta teoria baseava-se na ideia de que a vida podia ter origem em matéria não-viva, “matéria bruta”, através de um princípio activo. As observações efectuadas, sem rigor científico, de que certos animais, por exemplo, apareciam de matéria em putrefacção sem colocar a possibilidade de ovos ou larvas pré-existentes, deram uma credibilidade a esta hipótese até que Louis Pasteur, cerca de dois séculos atrás, conseguiu provar cientificamente que tal não era possível de suceder . Umas das teorias também muito conhecida e a teoria do Bigue Bangue (teoria da grande explosão) . Entre essa teorias existem muitas outras .
Os Trabalhos de Louis Pasteur
O cientista francês Louis Pasteur conseguiu, por volta de 1860, mostrar definitivamente a falsidade das idéias sobre geração espontânea da vida. Seus experimentos foram bem semelhantes aos de Spallanzani, porém com alguns aperfeiçoamentos. Veja como Pasteur descreve suas experiências.
“Coloquei em frascos de vidro os seguintes líquidos, todos facilmente alteráveis, em contato com o ar comum: suspensão de lêvedo de cerveja em água, suspensão de lêvedo de cerveja em água e açúcar, urina, suco de beterraba, água de pimenta. Aqueci e puxei o gargalo do frasco de maneira a dar-lhe curvatura; deixei o líquido ferver durante vários minutos até que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura superior do gargalo, sem tomar nenhuma outra precaução. Em seguida, deixei o frasco esfriar. É uma coisa notável, capaz de assombrar qualquer pessoa acostumada com a delicadeza das experiências relacionadas à assim chamada geração espontânea, o fato de o líquido em