Padronagem
Curso de Design de Moda – Disciplina: Tecnologia do Aviamento
Tratamento de Superfície
Padronagem: Étnica, Geométrica, Narrativa e Paisley
Ana Sauretti
Anay Nayumi Aoki
Leticia Adamo
Professora: Rosaime
Definição de Padronagem
A Denominação Padronagem vem do conceito que é atribuído a palavra padrão, que é o entrelaçamento formado pelo menor número de fios de urdume e trama necessário para a representação de um tecido que deverá se repetir por toda a sua extensão. A padronagem tem como objetivo o estudo da formação dos tecidos e as normas necessárias para a sua construção.
Padronagem Étnica
A padronagem étnica, traz estampas que remetem à diferentes povos e etnias, do africano, navajo, passando pelo estilo asteca, asiático, até o indígena. Inspiradas nessas diversas culturas, em seus elementos, cores, desenhos primitivos e símbolos, as estampas e bordados étnicos conquistam cada vez mais adeptos.
Aplicabilidade:
Há algumas temporadas, essas padronagens, que podem ser apenas bicolores ou super coloridas vem ganhando as passarelas, ruas e nossos guarda-roupas.
Padronagem Geométrica
A padronagem geométrica estava entre as preferências dos consumidores europeus nos séculos XVII e XVIII. Os motivos geométricos sofreram uma grande valorização no início do século XX, acompanhando a tendência do Art Déco. Seguindo uma linha mais clean esse outro movimento artístico surge como uma antítese da Art Nouveau, valorizando um estilo mais puro e dando espaço aos motivos geométricos.
Aplicabilidade:
As formas geométricas utilizadas nos tecidos são democráticas por permitirem uma infinidade de combinações harmônicas de cores e formas. Essa é uma das características que faz com que os motivos geométricos sejam um dos queridinhos da moda, variando ao longo das temporadas de cores, formas e estilos.
Padronagem Narrativa
A