Origem da vida
Origem da vida:
- Abiogênese ou Geração espontânea: Teoria de Aristóteles que diz que a vida surge de uma matéria inanimada, bruta. Teoria do criacionismo. Onde bastava um “principio ativo” insuflado na matéria não viva, para que de forma espontânea surgisse uma vida.
- Biogênese: Foi feita por Pasteur que derrubou a teoria de Abiogênese. Teoria que dizia que uma vida vinha a partir de outra vida.
Obs.: Aristóteles – Abiogênese Francisco Redi – Biogênese ( com a teoria do recipiente com carne tampado não aparece lavas e as moscas ficam do lado de fora e aberto aparece larvas dentro junto com as moscas, provando que as larvas não vem da carne e sim são trazidas pelas moscas atraídas pela carne. ) Pasteur – Biogênese ( com a experiência do frasco quebrado tem bactérias e fechado não tem. )
Porém, mesmo com essas experiências provando que a biogênese estava correta ficou faltando uma resposta que Pasteur não sabia responder “ então como surgiu a primeira vida? “
Então vamos lá, é provável que no surgimento da terra existisse apenas os 5 componentes: Vapor d’água, metano, Amônia, gás carbônico e hidrogênio. Nesse ambiente surgiram espontaneamente os tijolos químicos, como exemplo, os aminoácidos que formam as proteínas, ácidos graxos que compõem as gorduras e etc... Em vista disso, Miller recriou a provável atmosfera primitiva em um recipiente hermeticamente fechado e fez essa mistura passar por fortes descargas elétricas para simular raios de tempestades e, então, obteve os aminoácidos, tijolos básicos da proteína.
A hipótese heterotrófica é aquela onde a primeira forma de vida era simples e HETEROTRÓFICA, era uma bolsa membranosa de matéria orgânica chamada de COACERVADOS. A ordem desse sistema é:
1° Atmosfera primitiva;
2° Primeiras moléculas orgânicas ( aminoácidos );
3° Individualização. ( coacervados ) ;
4° Aparecimento de ácidos nucleicos;
5° Replicação;
6° Forma de vida mais complexa.
Obs.: Os