TOPICOS EMERGENTES EM SEGURANÇA PUBLICA III
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 – Uma das bases da Polícia Comunitária é a aplicação de metodologias para estruturar a resolução de problemas junto com a Comunidade. O conceito de problema para a Polícia Comunitária possui um contexto diferente do aplicado na polícia tradicional, muito mais voltada para a ação reativa aos crimes ocorridos. Com base nos conceitos de problema apresentados observe a comunidade onde você vive ou trabalha e relacione pelo menos 5 situações que representem problemas, sob a ótica da Polícia Comunitária. (3,0 pontos)
A base é priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A identificação e resolução de problemas de defesa social com a participação da comunidade e a prevenção criminal.
1-Trafico de drogas;
2-Roubo em geral;
3-Violência doméstica;
4-Homicídios;
5- Roubo e furto de carros;
Questão 2 – Segundo estudos realizados nos Estados Unidos e no Canadá a diminuição no tempo efetivo de resposta não influencia na probabilidade de prender o delinquente ou na satisfação dos cidadãos envolvidos. Analise esta afirmação sob a ótica do modelo de Polícia Comunitária, elaborando uma análise crítica entre 10 a 20 linhas. (3,0 pontos)
Sem duvida alguma uma policia presente e ágil no atendimento, que venha de encontro aos anseios da população no que diz respeito à segurança pública é o que todos querem.
No modelo de Policia Comunitária temos como premissa um trabalho de integração da policia com a comunidade, criando-se uma parceria no sentido de buscar as soluções para os problemas que impedem os cidadãos em viver em paz. Esta integração tem como finalidade a prevenção da criminalidade com um combate mais eficaz e respostas