ORIGEM DA GUA NA TERRA
A origem e evolução dos oceanos está intimamente ligada à origem da atmosfera que são os dois fluídos da nossa biosfera. Tanto os oceanos como a atmosfera evoluíram na escala de tempo geológico e o aparecimento das formas de vida está ligado à composição da atmosfera. A atmosfera da terra primitiva de 4,6 bilhões de anos atrás foi totalmente perdida. A atmosfera atual é secundária sendo os seus constituintes oriundos do interior da Terra.
Desta forma não é possível estudar a origem dos oceanos sem estudar a formação da atmosfera e biosfera durante as eras geológicas.
Acredita-se que a Terra foi formada a partir de material interestelar ou seja poeirainterestelar e gases do espaço. A atmosfera inicial da Terra continha gases inertes, comoKr, Xe, Ne, Ar, He, H, NH3 e CH4 e a temperatura era muito alta ( = 8000oC) e portanto aágua estava ausente.
Sabe-se que a Terra sofria impactos de asteróides e meteoritos e com este impacto de energia seria suficiente para expelir gases para o espaço, mas a temperatura era muito alta (374ºC) e a água não condensava.
A formação de uma nova atmosfera ocorreu com os processos de resfriamento da
Terra. Os voláteis ocluídos em rochas ígneas sofreram processos de desgaseificação quando as rochas esfriaram. Os gases expelidos pelos vulcões incluem H2, N2, CO, H2S, HCl, CO2 e vapor d’água. Observar que não havia oxigênio. Estes compostos foram chamados de "voláteis em excesso" porque deveriam ter sido perdidos para o espaço exterior a exemplo dos gases nobres que tem peso molecular semelhante. A velocidade deste processo de desgaseificação e a proporção relativa com que os gases acima foram ou estão sendo liberados foi se modificando particularmente durante a separação do núcleo e do manto. Esta é a teoria do geólogo Rubey (1951). Toda a água do planeta teria se originado do interior da Terra por atividade vulcânica e os oceanos começaram a se formar quando a temperatura diminuiu para 100oC e a água começou a