ARPANet
Arpanet é ideia da construção de uma rede de computadores que pudessem trocar informações. Arpanet surgiu no ``Advanced Research Projects Agency'', Arpa, do Departamento de Defesa dos EUA quando, em 1962, a Agência contratou J.C.R. Licklider para liderar as suas pesquizas através do ``Information Processing Techniques Office'', IPTO, da Agência. Licklider queria uma rede de computadores que permitisse o trabalho cooperativo em grupos, mesmo que fossem integrados por pessoas geograficamente distantes, além de permitir o compartilhamento de recursos escassos, como o super-computador ILLIAC IV, em construção na Universidade de Illinois, com o patrocínio da própria ARPA. ARPA contratou Lawrence Roberts , do Lincoln Lab do MIT, em 1967, para tornar a ideia uma realidade.
No início da década de 70, universidades e outras instituições que faziam trabalhos envolvidos à defesa, tiveram permissão para se conectar à ARPANet, e em meados de 1975, existiam aproximadamente 100 sites. Pesquisadores que trabalhavam na ARPANet estudaram como o crescimento da rede alterou o modo como as pessoas a utilizavam.
No final dos anos 70, a ARPANet tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Foi então que a ARPANET começou a usar um novo protocolo chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).
Atualmente, há cerca de 400 milhões de computadores permanentemente conectados à Internet, além de muitos sistemas portáteis e de desktops que ficavam online por apenas alguns momentos.
Pode-se dizer que a ARPANET foi a mãe da INTERNET.
Fonte : https://sites.google.com/site/sitesrecord/o-que-e-arpanet