oriete medio
Território
Localizado no sudeste asiático, o Oriente Médio posiciona-se estrategicamente entre três continentes: Europa, Ásia e África. Sua posição estratégica é atestada pelos limites do seu território, marcados por alguns dos pontos geopolíticos e econômicos mais importantes do mundo, sendo eles: Canal de Suez, Estreito de Ormuz, Estreito de Bósforo, Estreito de Tiran e Estreito de Bab-el-Mandeb. No centro do Oriente Médio, estende-se a fértil planície da Mesopotâmia, atravessada pelos rios Tigre e Eufrates. Berço das mais antigas civilizações do mundo, a Mesopotâmia é ocupada hoje, em grande parte, pelo Iraque, mas abriga também áreas da Síria, da Turquia, do Irã e do Kuwait.
História e diversidade étnica e religiosa
Durante séculos o Oriente Médio recebeu a influencia de inúmeros povos: Hebreus, Assírios, Babilônios, Curdos entre outros. Uma das características do Oriente Médio é o fato de ser o berço das três maiores religiões monoteísta: o islamismo, o cristianismo e judaísmo.
Conflitos pelo território: a territorialidade
O território foi palco de disputas territoriais. Dessas disputas territoriais, a mais sangrenta e difícil solução é a questão da Palestina, que teve início com a criação do estado de Israel em 1948. Também habitam o Oriente Médio os representantes da maioria etnia sem território na atualidade: os curdos. outros exemplos de luta pela territorialidade no Oriente Médio são o fundamentalismo islâmico e as transnacionais do petróleo controlados pelos Estados Unidos e por países europeus que aí exercem uma territorialidade econômica.
A questão palestina
Os israelenses alegam direitos históricos sobre a Palestina, e os Árabes tem certeza de ter seus direitos adquiridos pela longa ocupação da região. Com o fim da guerra e a independência dos protetorados ingleses a situação entre os Árabes e os colonos judeus ficou insustentável. Coube então a recém-criada ONU solucionar o