Oriente Médio
Professora:
Nome:
Série: 9º ano 02
Data: 29 de Agosto de 2013
INTRODUÇÃO
Quando os Europeus dividiram o Oriente Médio, não levaram em conta as questões étnicas e religiosas, o que gerou, e ainda gera, muitos conflitos, dos quais alguns serão esclarecidos nesse trabalho.
LOCALIZAÇÃO
O Oriente Médio abrange terras de 3 continentes (Europa, África e Ásia), e países como Turquia, Chipre, Síria, Líbano, Israel, Iraque, Jordânia, Irã, Afeganistão, Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Árabia Saudita, Omã Iêmem. O mesmo tem grande importância econômica. É responsável por cerca de 25% do petróleo extraído no mundo e possuiu cerca de 60% das reservas mundiais do produto.
A DIÁSPORA JUDAICA
No início do século I, a Palestina estava sob o domínio do Império Romano, e os judeos que lá viviam acreditavam que aquela região era a “terra prometida”. Com objetivo de se livrar da dominação romana, os judeus fizeram duas grandes revoltas, porém foram vencidos pelos romanos. Como consequência , os judeus foram expulsos da Palestina esse dispersaram pelo mundo; essa dispersão dos judeus é chamada de DIÁSPORA. No século VII, os árabes muçulmanos conquistaram muitas terras do Oriente Médio, inclusive a Palestina. Lá árabes e judeus convivem pacificamente por séculos.
O SIONISMO
No final do século XIX, na Europa Oriental, os judeus reagiram a uma onda de perseguição organizando o sionismo ( movimento político-cultural que defendia a criação de um Estado judeu na Palestina. A partir e então, milhares de judeus se mudaram para Plestina, onde compraram terras e implantaram as primeiras fazendas coletivas autogeridas e lá também fundaram a cidade de Tel-aviv. Com o fim da Primeira Guerra Mundial e o desmembramento do Império Turco, as terras do Oriente Médio passaram a ser