Oriente medio
Oriente Médio - O mundo árabe em convulsão
Prof . Móises da Silva Marques doutor de ciência política da USP
1) O Oriente Médio
A expressão Oriente Médio é uma convenção do Ocidente em relação ao Oriente. A palavra orientar = olhar para o Oriente.
Hoje possui 7,2 M de Km e dos Estados Unidos M de habitantes.
Conceito – surgiu com a derrota do Império Turco Otomano na1 Guerra Mundial – região antigamente dominada pelos turcos,deste 299 a 1223. Com o apoio britânico e franceses, iniciam no século XX, as revoltas nacionalista. ,e logo após, desentendimentos entre os países que apoiaram, geraram a Guerra do Golfo. 2) A convulsão
A derrubada dos governos da Tunísia e do Egito são resultado da descolonização/independência dos países somando-se aos apoios recebidos.
É importante esclarecer que forma-se um tripé - o papel dos Estados Unidos da América, o papel do Irã após 1979 e a criação do Estado de Israel.
A convulsão também é alimentada: pela onda de revoltas no mundo árabe, que tem quase 60% de sua população jovem e desempregada,pelo posicionamento da OTAN e ONU e pelo caso Líbio, último representante do nacionalismo árabe, com Muammar Kadafi no poder desde 1969 a 2011.
3) O mundo árabe
O mundo árabe é formado pela vasta área que se estende do Oceano Atlântico ao Golfo Pérsico, abrangendo o norte da África e parte do Oriente Médio.
A maioria dos habitantes da região fala a língua árabe é formado pela vasta área que se estende do Oceano Atlântico ao Golfo Pérsico, abrangendo o norte da África e parte do Oriente Médio. A maioria dos habitantes da região fala a língua árabe e segue a religião islâmica. O islamismo foi criado no século Vll pelo profeta Maomé, tendo como único deus Alá,seus seguidores são os muçulmanos, que se dividem entre sunitas(85%) e xiitas(15). O mundo árabe é uma região muito rica com 51,4% de reservas de petróleo, seus governos são de certa