Orientações sobre a educação de crianças com surdez
Trabalho enviado por: Zé Moleza
Data: 18/10/2014
69 visualizações FavoriteLoadingAdicionar aos favoritos Voltar
Orientações sobre a educação de crianças com surdez
Outubro 2014
1.IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM SURDEZ
Conforme está expresso na LDB, Lei Nº 9.394/96, a educação infantil será oferecida em:
I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II – pré-escolas, para crianças de quatro aos seis anos de idade.
A educação infantil tem como objetivo desenvolver a criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. E deve cumprir duas funções indispensáveis: cuidar e educar.
Um currículo que contemple a criança em sua totalidade deve propor a doação de políticas contextualizadas, de forma a superar a idéia fragmentada e compartimentalizada das ações educativas, favorecendo a construção de práticas que respondem às demandas da criança e de seus familiares.
A implementação do trabalho educativo deve considerar as constantes mudanças na conjuntura mundial, como a globalização e a informatização dos meios de comunicação, que têm trazido uma série de reflexões sobre o papel da escola dentro desse novo modelo de sociedade.
Uma proposta educativa precisa considerar que, durante seu desenvolvimento, a criança passa por diferentes etapas, diferentes formas de pensar e agir que caracterizam suas relações com o mundo físico e social. A ordem em que as etapas se sucedem é a mesma, porém a idade em que ocorrem varia segundo cada indivíduo. Diferentes ritmos constituem uma maneira sadia de crescer.
Por meio das relações com o outro, a responsabilidade vai sendo construída gradativamente; portanto, a educação infantil exerce grande e definitiva influência na formação pessoal e social da criança sob uma perspectiva de educação para a cidadania