Orientação
2 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Segundo Franco (1992, p. 93) “as principais demonstrações contábeis são exposições sintéticas dos componentes patrimoniais e de suas variações, a elas recorremos quanto desejamos conhecer os diferentes aspectos da situação patrimonial e suas variações.”
Estuda-se a seguir as Demonstrações Contábeis e sistemas de informações, as principais contas dos relatórios contábeis, como elas são analisadas através da Análise das
Demonstrações Contábeis, principais conceitos, seus usuários, as técnicas de análises utilizadas e os principais indicadores usados e como são calculados.
2.1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Para que se possa estudar um tema e chegar a conclusões é necessário conhecer o assunto através dos pesquisadores que o estudaram, buscando dentro da delimitação do trabalho trazer alguma contribuição para o assunto.
Segundo Iudícibus (1995, p. 24) o sistema de informações contábeis passa pelas fases:
- Fase de Coleta dos Dados
- Fase de Ajustes
- Saídas do Sistema
Esta última fase é de particular interesse para as nossas finalidades. As saídas do sistema contábil podem ser classificadas em quatro categorias:
1. Relatórios sobre a posição financeira em determinado momento
(Exemplo: Balanço Patrimonial).
2. Relatórios sobre mudanças (Fluxos) durante determinado período
(Demonstrativo de Fluxos).
2.1. Demonstração de Resultados.
2.2. Demonstração de Fontes e Usos de Capital de Giro Líquido
(Origens e Aplicações de Recursos).
2.3. Demonstrações de Fluxos de Caixa.
3. Dados para planejamento e controle de lucro, principalmente dados e relatórios de lançamento, de experiência real em comparação com previsões de orçamento.
4. Dados para estudos especiais que podem ser necessários a decisões relativas a investimentos de capital, combinação de produtos etc.
15
Segundo Franco (1992, p. 19), a finalidade da Contabilidade é “estudar e controlar o patrimônio das