Orientação
A Orientação é uma modalidade desportiva que alia de forma perfeita as dimensões física, cognitiva e emocional, a ponto de os Suecos dizerem que fazer Orientação é como jogar Xadrez a correr numa floresta. Esta modalidade consiste na escolha do melhor trajeto entre pontos marcados num mapa e materializados no terreno através de balizas de Orientação, procurando cumprir assim no mais curto espaço de tempo possível um percurso sem qualquer auxílio externo que não, eventualmente, uma bússola, pelo que os atletas dispõem apenas da sua condição física, capacidade de leitura do mapa e capacidade de concentração para alcançar os seus objetivos.
Sendo normalmente difícil de identificar de forma segura a origem geográfica e cronológica das diferentes modalidades desportivas, é contudo relativamente consensual considerar-se que a Orientação tem as suas raízes no esfera militar e a sua origem nos países nórdicos há mais de um século, apontando-se por vezes o ano de 1918 e a Suécia como as Origens da Orientação como modalidade desportiva. Há contudo registos de uma prova em Oslo em 1897, sendo também importantes as datas de 1919 – primeira prova oficial (Estocolmo), 1961 – fundação da IOF (Copenhaga) e 1977 – reconhecimento pelo COI.
No plano nacional a modalidade entrou igualmente pela via militar, tendo o primeiro campeonato das Forças Armadas acontecido em 1973 em Mafra. No início da década de 80 a modalidade começa a passar para a sociedade civil e em 1990 é fundada a FPO.
A modalidade entrou nos programas de EF em 1996, no ano seguinte teve lugar o primeiro Campeonato Nacional do Desporto Escolar em Almoster – Santarém e em 2002 Portugal (Leiria) organizou o Campeonato do Mundo Escolar ISF.
Trata-se de uma modalidade em que Portugal vem registando consecutivamente, desde 2002, resultados de elevado nível nos Campeonatos do Mundo escolares, com subidas ao pódio em todos as edições da prova desde aquela data. Os pontos mais altos terão sido o título de