Orientação
Ano lectivo 2013/2014
Educação Física
Prof. Rogério Mendonça
Orientação
Trabalho elaborado por:
Paulo Rainho nº 16
12ºI
Orientação
Orientação é um desporto individual que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar por determinados pontos no terreno (postos de controlo) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente.
É permitido o uso de uma bússola.
Os tempos gastos para percorrer o trajeto são em função das capacidades físicas dos participantes, do treinamento de leitura de mapas e da rapidez para se orientar utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.
Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).
Disciplinas de Orientação
Há diversas formas de competir. A mais comum é a orientação pedestre.
Também se realizam competições de orientação de bicicleta todo-o-terreno (BTT), corridas de aventura e trail orienteering, esta última, destinada a deficientes motores.
Em alguns países, também são organizadas provas de orientação a cavalo, em canoa, em esqui etc.
Percursos de Orientação
Como proposta de ação competitiva ou de lazer é escolhido um itinerário havendo, além de uma partida e de uma chegada (que podem ser ou não coincidentes), outros locais obrigatórios de passagem, sinalizados com uma baliza prismática de cor laranja e branca.
Partida para uma prova de orientação.
Na partida, cada concorrente recebe um mapa contendo a identificação do percurso. Os postos de controlo são desenhados na carta com círculos numerados e unidos por segmentos de reta entre cada posto de controlo.
Atleta