orientação
Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente.
São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro de 2010.
APLICAÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO
DA MUDANÇA E DAS METODOLOGIAS
DE MELHORIA DO LAYOUT EM UMA
EMPRESA
Carla Simone Ruppenthal Neumann (UFRGS) carlarup@producao.ufrgs.br Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a teoria da gestão de mudança e sobre as metodologias que são utilizadas na melhoria do layout, complementada por um trabalho aplicado. Através de entrevistas semi estruturadas numa emprresa que sofreu alterações de layout recentemente foi verificado como ocorreu o processo de mudança e se foi utilizada alguma abordagem formal para realizar a alteração. Verificou-se que as mudanças não seguiram as etapas formais apresentadas na literatura, também não foi verificada a utilização de uma abordagem mais robusta para conduzir a melhoria de layout, mas foram obtidos resultados satisfatórios para o processo.
Palavras-chaves: gestão da mudança, planejamento do layout das instalações e pesquisa qualitativa
.1
1. Introdução
Segundo Viana (2004), 50 a 70% das iniciativas de mudança lançadas nas décadas de 80 e 90 falharam. Para Kotter (1997), os principais esforços de mudança ajudaram algumas organizações a se adaptarem de forma significativa às condições de transformação, aprimoraram a posição competitiva de outras e prepararam algumas para um futuro melhor.
Em muitas situações, entretanto, as melhorias foram decepcionantes, e o quadro final mais assustador que o inicial, com recursos desperdiçados e funcionários dispensados, apreensivos ou frustrados. Estes fatos sugerem que os líderes deveriam estar voltados aos fatores que impedem a mudança de acontecer (VIANA, 2004).
Considerações de ordem econômica têm forçado a uma constante avaliação e reconhecimento dos sistemas existentes, das pessoas e dos