desenvolvimento pessoal
A vida digital tem contribuído para que os empresários exercitem mais a habilidade de se conectar com pessoas e empresas que podem ser interessantes para a pequena empresa. Veja as sugestões de Victor Trujillo, coordenador dos Cursos de Férias PME da ESPM, e Thiago de Carvalho, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, para criar uma rede de contatos sólida no seu negócio.
1. Use as redes sociais
As redes sociais devem ser vistas como ferramentas para a empresa. Segundo Trujillo, o investimento é praticamente nulo e só exige tempo do empreendedor. “Ele precisa ter a visão de que é uma ferramenta de trabalho e autorizar os funcionários a acessarem”, diz.
Com a trama de contatos virtual, fica mais fácil localizar pessoas interessantes e contatos que podem ser úteis para o negócio. “A ausência das mídias coloca a empresa em posição de desvantagem”, explica Trujillo. Vale lembrar que mandar uma mensagem igual para várias pessoas oferecendo seus serviços não é uma boa forma de uso.
2. Pense nos laços fracos
Para Carvalho, manter contato sempre com as mesmas pessoas pode ser um problema na vida do empreendedor. “É importante criar uma rede de laços fracos, que vai fazer as informações chegarem ao empreendedor. Se só convive com o sócio, chega uma hora que não tem mais novidades e anda em círculos”, diz. Os tais laços fracos seriam pessoas que você conhece, mas não passa tanto tempo junto.
3. Participe de eventos
Os eventos são ótimos lugares para conhecer pessoas que tenham a ver com sua empresa. Nas feiras, é preciso se planejar para conversar com os contatos certos. “Muita gente vai a feiras como faz no supermercado, parando aqui e ali”, opina Trujillo. É importante